O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região realizou, no dia 9 de fevereiro, a primeira reunião de 2026. O encontro ocorreu na sede da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina, em Brusque, e teve como principal pauta a organização da edição 2026 do Movimento em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora Catarinense – MOVIDA, que será realizada no dia 28 de abril, no município.
A reunião contou com a presença do presidente da FETIESC (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina), Idemar Antônio Martini, e do coordenador pedagógico da Escola Sindical e Profissional, Sabino Bussanello. Também participaram a vereadora Elizabete Eccel e o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Dalmolin.
Coordenado por Joci Luiz de Souza, presidente do Sethobru, o Fórum Sindical debateu a estrutura do evento, estratégias de mobilização e articulação institucional para garantir ampla participação da sociedade.
Criado em 2003, o MOVIDA consolidou-se como espaço permanente de mobilização em defesa da saúde e da segurança no trabalho, reforçando a necessidade de prevenção de acidentes, combate ao adoecimento e valorização da vida da classe trabalhadora.
Durante o encontro, foi destacada a importância de realizar um ato representativo em Brusque, com envolvimento das entidades sindicais, poder público e comunidade. Também foi encaminhada a formação de uma comissão organizadora para definir local, programação e demais detalhes do evento.
O MOVIDA 2026 será coordenado pela FETIESC em parceria com o Fórum Sindical.
